Pesquisas apontam violação sistemática de direitos humanos nas unidades prisionais do estado. Em fevereiro de 2024, uma denúncia relacionada à Penitenciária de Três Corações, em Minas Gerais, chamou a atenção para a precária situação vivida pelos detentos. Segundo o relato, alimentos estragados, falta de água, dificuldades no acesso de visitantes e o não fornecimento completo do kit prisional são alguns dos problemas enfrentados pelos presos.
Essa denúncia é apenas um exemplo entre as mais de 270 reclamações feitas no primeiro semestre de 2024, que revelam as condições inadequadas de várias das mais de duzentas unidades prisionais de Minas Gerais. As informações foram coletadas pela plataforma Desencarcera!, que atua na defesa dos direitos humanos e do desencarceramento dos presos provisórios no estado, diante da incapacidade do sistema prisional em oferecer condições mínimas de dignidade para a população carcerária.
A plataforma tem recebido diversas queixas de violações recorrentes em várias penitenciárias, com o objetivo de dar visibilidade ao problema e pressionar por mudanças no sistema.
Fonte e Foto: UFMG