A procura por crédito entre as empresas brasileiras aumentou 2,6% no primeiro semestre de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023, segundo o Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian. As grandes empresas lideraram esse crescimento, com um aumento de 9,9% na demanda.
O economista Luiz Rabi, da Serasa Experian, destacou que a redução das taxas básicas de juros, como a Selic, que caiu de 13,75% em junho do ano passado para 10,50% no mesmo período deste ano, facilitou o acesso aos empréstimos. “Os empresários estão mais confiantes na tomada de novos créditos para investir em seus negócios, expandir operações, desenvolver novos projetos ou refinanciar dívidas existentes em condições mais favoráveis”, explicou Rabi.
Entre os setores, o segmento “Demais” — que inclui empresas das áreas “Primário”, “Financeiro” e “Terceiro Setor” — registrou o maior crescimento, com 9,3%. O setor de “Serviços” teve um aumento de 5,0%, enquanto a “Indústria” permaneceu estável. Por outro lado, o setor de “Comércio” apresentou uma leve queda de 0,1% na demanda por crédito.
Fonte e fotos: Assessoria de Imprensa