A Prefeitura de Delfim Moreira divulgou uma pesquisa com objetivo de investigar a necessidade e os impactos da retirada das palmeiras que atualmente ocupam a Praça Central do município. A proposta é substituir essas palmeiras por espécies nativas adequadas à arborização urbana, visando promover a segurança da população e preservar o patrimônio público e particular.
Atualmente, as palmeiras presentes na Praça Central têm apresentado riscos à comunidade local, tanto em termos de segurança pública quanto em relação aos danos ao patrimônio público e propriedades particulares. As constantes quedas de folhas representam uma ameaça potencial à integridade física dos pedestres, além de causar transtornos e prejuízos materiais.
De acordo com a Administração Municipal, entre os objetivos da substituição estão promover a segurança pública; preservar o Patrimônio Público e Particular, reduzir os danos causados pelas palmeiras; e a sustentabilidade ambiental.
A pesquisa será conduzida através de questionários eletrônicos e impressos, nos quais os moradores de Delfim Moreira poderão expressar sua posição a favor ou contra a substituição das palmeiras nas Praças. Além disso, realizar-se-á um estudo minucioso das características das espécies nativas recomendadas para a substituição, considerando sua resistência, adaptação ao clima local e a baixa incidência de riscos à população.
Ainda segundo a Prefeitura, espera-se que a substituição das palmeiras por espécies nativas proporcione um ambiente mais seguro e sustentável nas Praça de Delfim Moreira. Além disso, busca-se conscientizar a comunidade sobre a importância da escolha adequada de espécies para arborização urbana, visando o equilíbrio entre o desenvolvimento urbano e a preservação ambiental.
Fonte: Prefeitura de Delfim Moreira
Foto: Shanley Jared Obona