Na última segunda-feira, 5 de agosto, o Brasil recebeu uma delegação de São Tomé e Príncipe para conhecer o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Os especialistas santomenses estão interessados em entender todas as etapas do programa brasileiro, com o objetivo de melhorar o índice de escolarização e o desempenho dos estudantes em seu próprio país. A visita inclui a análise das boas práticas que conectam o PNAE à agricultura familiar e ao uso de produtos locais.
São Tomé e Príncipe, que possui aproximadamente 225.000 habitantes, implementou seu Programa Nacional de Alimentação e Saúde Escolar (PNASE) em 2011, atendendo cerca de 49 mil crianças. O país enfrenta desafios relacionados à sustentabilidade do programa, ao custo de produtos locais e à integração entre setores de alimentação, nutrição e saúde.
A visita da delegação é organizada em parceria com o governo brasileiro, representado pela ABC, pelo Itamaraty e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), além do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP). Durante a estadia em Brasília, que vai até o dia 9 de agosto, a delegação participará de reuniões técnicas, workshops e visitas a instituições e propriedades rurais que fornecem produtos para o PNAE.
Fonte e fotos: ABC GOV BR.