domingo, 20 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Cabo Verde recebeu, durante o período de 8 a 12 de julho, missão de prospecção formada por representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, do Ministério das Cidades e dos escritórios Regional para América Latina e Caribe e Regional para a África do Onu Habitat Brasil. A delegação foi chefiada pela Agência Brasileira de Cooperação do Itamaraty.

A visita técnica foi motivada pela solicitação de cooperação técnica recebida pelo governo brasileiro por meio de sua Embaixada cabo-verdidana. O pedido foi realizado no âmbito da iniciativa de cooperação Sul-Sul Trilateral firmada entre a ABC e o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) “Promovendo a Urbanização Sustentável por meio da Cooperação Sul-Sul”.

A iniciativa tem como principal objetivo apoiar os governos subnacionais e nacionais do Sul Global no alcance de um desenvolvimento urbano sustentável, por meio da apropriação e implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), adaptando experiências, estruturas e ferramentas comprovadas no Brasil, em especial, aquelas que foram construídas com o apoio do ONU-Habitat após 25 anos de presença no país.

As atividades desenvolvidas pelo projeto reforçarão as capacidades dos governos locais e nacionais para formular, implementar e acompanhar políticas, estratégias e ferramentas que respondam a seus desafios urbanos. As iniciativas incluem o envolvimento de instituições brasileiras de nível nacional e subnacional, que têm experiência em primeira mão no enfrentamento de desafios urbanos e na capacitação técnica para públicos internacionais.

Fonte e fotos: Agência Brasileira de Cooperação

Compartilhe:
Exit mobile version