sexta-feira, 22 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Em quatro dias, Juiz de Fora registrou volume de chuva superior ao esperado para todo o mês de outubro. Entre 16h de quarta-feira, 16, e 16h de domingo, 21, o pluviômetro instalado no bairro Santa Efigênia (Zona Sul) registrou volume de chuva de 131,34mm. Isso representa 11,68% acima da normal climatológica. Nenhuma situação de gravidade foi registrada no município.

A Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) monitora o cenário das chuvas em toda a cidade, em tempo real, na Sala de Situação. As câmeras espalhadas pela cidade, o que otimiza o trabalho das equipes de campo. As equipes da PJF foram acionadas através do Plano de Contingência e atuaram prontamente com serviços de limpeza, lavação, sinalização, desobstrução de vias e recolhimento emergencial de árvores para reduzir os transtornos causados pelas chuvas nos bairros mais atingidos desde a última quarta-feira, 16.

Na região de abrangência dos pluviômetros de Santa Efigênia, Chácaras Passos del Rey, Cidade Universitária e Centro, foi atingido o nível de alerta máximo do Plano de Contingência Municipal, quando vislumbra cenários de risco de deslizamentos. No final de semana, foram registradas cinco ocorrências pela Defesa Civil, sendo: três ocorrências de deslizamentos de terra; uma ocorrência de infiltração em parede; e uma ocorrência de rua danificada. Nenhuma situação é de gravidade e todas foram prontamente atendidas.

Como ressalta o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Luís Fernando Martins, o trabalho integrado da Prefeitura de Juiz de Fora é fundamental tanto para possibilitar ações de resposta rápidas quanto para garantir ações de prevenção eficazes. “A Prefeitura trabalha durante todo o ano com vistorias preventivas da Defesa Civil e com ações de prevenção, como a limpeza de córregos e bocas de lobo. Com isso, conseguimos mitigar os riscos. Já no período chuvoso, intensificamos o trabalho nas ações de resposta, garantindo atendimento mais rápido à população. Com o sistema de videomonitoramento, nos destacamos como a primeira Defesa Civil do Brasil a utilizar câmeras com inteligência”, explica.

A Defesa Civil ressalta a importância de se cadastrar no sistema de emissão de alertas meteorológicos. O serviço é gratuito, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) com o CEP do local desejado para o número 40199. A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por meio do Instagram @defesaciviljf. Em caso de emergência, a Defesa Civil deve ser acionada pelo telefone 199. A equipe trabalha 24 horas.

Fonte e Foto: Prefeitura de Juiz de Fora

Compartilhe:
Exit mobile version