Projeto ‘Filhos de Minas’ – A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) esteve presente no lançamento do programa “Filhos de Minas”, dedicado a melhorar a qualidade do atendimento de gestantes e crianças. O evento aconteceu nesta quarta-feira (5/2), no Minascentro, em Belo Horizonte. A chefe de Gabinete, defensora pública Caroline Goulart Teixeira, representou a instituição.
De autoria da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), o programa visa reduzir a mortalidade infantil e materna. O objetivo do “Filhos de Minas” é trabalhar para que as gestantes tenham acesso adequado ao acompanhamento pré-natal na rede de Atenção Primária à Saúde, diminuindo assim o risco de complicações.
Outra medida proposta é a distribuição de kits de enxoval para gestantes em situação de vulnerabilidade social, contendo os itens necessários para o cuidado. A previsão é que em 2025 seja distribuído 38.760 kits, com um investimento de R$12,5 milhões, sendo de responsabilidade dos municípios o repasse conforme as diretrizes do projeto.
O lançamento do “Filho de Minas” ocorreu dentro do Conexão Minas Saúde 2025, evento dedicado à saúde pública no estado. Estiveram presentes o vice-governador de Minas, Professor Mateus, o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, e outros representantes do poder público e instituições do sistema de justiça.
Fonte: Defensoria Pública de Minas Gerais
Foto: Marcelo Sant’Anna/DPMG