A Ilha Perdida. Um cadáver ouve rádio. O Escaravelho do Diabo. O Caso da Borboleta Atíria. Zezinho, o dono da porquinha preta. Os Barcos de Papel. Um leão em família. Principal referência literária de pelos menos três gerações de crianças e jovens, a Série Vaga-lume completa 50 anos de lançamento em 2023. Para celebrar os sucessos que seguem impactando os jovens leitores de ontem e de hoje, o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços divulga, toda semana, um autor da coleção com as indicações de livros disponíveis para empréstimos nas cinco unidades.
A Coleção Vaga-lume foi lançada pela editora Ática em 1973. Voltada para o público infantojuvenil, ela rapidamente se popularizou, principalmente por seu uso em escolas. A coleção conta com mais de 100 títulos em seu catálogo, divididos entre as séries Vaga-Lume e Vaga-Lume Jr., para leitores com faixa etária entre 10 e 20 anos. O último livro “Os Marcianos”, de Luiz Antônio Aguiar, foi publicado em 2021.
As autoras indicadas são Regina Chamlian e Helena Alexandrino. Regina é formada em Cinema. Helena em Artes. Um dia, as duas decidiram juntar os talentos para produzi literatura infantojuvenil. Premiadas no Brasil e no Exterior, as duas autoras contam com uma legião de leitores fiéis. Pudera. Elas criam livros gostosos de ler e de contemplar.
Regina vivia enfurnada nos livros desde pequena. E lia de tudo: gibis, enciclopédias, romances. Tanto que seu desejo de ser escritora era dividido com o sonho de ser cantora, compositora ou – veja só! – astronauta. Tornou-se autora premiada. E continua curtindo aprender um montão de coisas, ver filmes, ir ao teatro, fazer uma bela macarronada.
Helena vive com bloco e lápis na mão. Sempre às voltas com mil desenhos e ilustrações, ela também curte ouvir o barulho do mar, ver filmes bacanas e papear com seus amigos. Já recebeu inúmeros prêmios por seus trabalhos como ilustradora. Em 1992 e 1998, foi indicada ao Prêmio Hans Christian Andersen – o mais importante do mundo para literatura infantil.
Pela Vaga-lume, as autoras lançaram Papai Noel de aluguel disponível para empréstimo nas bibliotecas Centenário, Júlio Bonazzi e Manuel Guimarães.
Papai Noel de aluguel
Receber presente de Natal é algo que muitos apreciam, mas é preciso aprender que o mais importante nem sempre está nos presentes. Charles, que sonha com os itens que vê no shopping, percebe que o bom velhinho se parece com o pai de alguém. A história revela que o pai de Charles, após ser demitido, consegue um emprego temporário como Papai Noel em um shopping center. Mesmo enfrentando dificuldades financeiras, o garoto não deseja ficar sem presente de Natal.
Confira os endereços e horários de funcionamento:
BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL CENTENÁRIO
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº – Centro (no prédio da Urca)
Telefone: 3697-2375 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30
BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL JÚLIO BONAZZI
Endereço: Praça Tiradentes, 621 – Jd. Santa Rita (próximo à Fonte do Monjolinho)
Telefone: 3697-2198 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30
BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MANUEL FRANCISCO COSTA GUIMARÃES
Endereço: Avenida Jaçanã Musa dos Santos, 270 – Cohab
Telefone: 3697-2074 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 7h às 13h
Fonte e foto: Prefeitura de Poços de Caldas