Através de um longo e dedicado trabalho do Departamento de Cultura e Turismo, na pessoa da Diretora Maraline e da assistente Khemilly, o IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais) reconheceu a importância da “Alvorada Festiva de Caputira” como uma manifestação cultural que transcende mais de duas décadas, integrada à festa de Aniversário da cidade em agosto nos últimos anos.
A alvorada foi criada pelo saudoso prefeito Ildeu Araújo Dutra nos anos 80, inicialmente com a participação da Banda de Música do 11º Batalhão da Polícia Militar de Manhuaçu.
A Corporação Musical Campo Florido foi criada também pelo prefeito Ildeu nos anos 80 e depois de mais de dez anos desativada, em 2017 o prefeito Celso Gonçalves reativou a banda e em 2018 passou a realizar a alvorada com a Corporação Musical Campo Florido, enchendo de orgulho e alegria os caputirenses por esse resgate cultural tão importante no município.
Em 2024, “Alvorada Festiva de Caputira”aconteceu na madrugada de 23/08/2024, sexta-feira, despertando a cidade com muita alegria.
Palavras da Diretora de Cultura e Turismo Maraline:
“Eu me sinto muito feliz e grato pela deliberação do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, que aprovou o dossiê. Todos os conselheiros são grandes parceiros do Departamento de Cultura e Turiusmo, agradeço a cada um deles. Esta conquista do Registro junto ao IEPHA da ‘Alvorada Festiva de Caputira’ também traduz o compromisso da gestão do prefeito Celso Gonçalves em preservar os nossos bens históricos e culturais, pois sem o apoio da Administração ‘Caputira para todos’, o Departamento de Cultura e Turismo não conseguiria por si só alcançar suas metas. Vale lembrar que este registro também irá beneficiar financeiramente o setor cultural de Caputira, que passará a receber mais recursos por ter obtido esta pontuação importante no critério ‘celebração’. Viva a nossa cultura!”
Fonte e foto: Prefeitura de Caputira