Na última terça-feira (08), o lutador cubano Mijaín López conquistou um marco histórico ao se tornar o atleta com o maior número de medalhas de ouro consecutivas em uma mesma modalidade nos Jogos Olímpicos. Com vitórias em Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e agora em Paris 2024, López alcançou um feito inédito, sem sofrer nenhuma derrota em suas participações olímpicas.
O atleta de 41 anos brilhou na luta greco-romana (130 kg), vencendo o cubano naturalizado chileno Yasmani Acosta por 6 a 0. Conhecido como o “Gigante da Ferradura” por seus impressionantes 1,98 m de altura e 131 kg, Mijaín López alcançou sua quinta medalha de ouro consecutiva, um feito que nenhum outro atleta havia conseguido anteriormente, seja em esportes de luta ou em qualquer outra modalidade individual.
Durante os Jogos de Tóquio 2020, López não cedeu nenhum ponto a seus adversários. Nesta edição, ele concedeu apenas dois pontos em suas quatro lutas e foi derrotado apenas duas vezes nos últimos 16 anos de competição.
O nadador americano Michael Phelps, o atleta mais bem-sucedido da história com 28 medalhas, conquistou quatro medalhas de ouro na mesma prova individual ao longo de cinco Jogos Olímpicos. Embora outros atletas também tenham conquistado quatro ouros, nenhum alcançou a quinta medalha consecutiva.
Após sua vitória, López celebrou intensamente e, em um gesto simbólico, retirou seus calçados e os colocou no centro da quadra, indicando que estava encerrando sua carreira de mais de 20 anos.
Com as informações da BBC Brasil
Foto: Sarah Stier/Getty Images