quarta-feira, 4 de dezembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

A credencial para estacionamento reservado para pessoas com deficiência, que têm comprometimento de mobilidade, agora está disponível também na versão digital, em Belo Horizonte. Anteriormente, para utilizar o benefício era necessário imprimir e afixar o documento no painel do veículo, o que deixa de ser obrigatório. A credencial também poderá ser solicitada pelo aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, do governo federal, ou por meio do Portal de Serviços da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito). Anteriormente, o benefício era solicitado apenas pelo portal de serviços da Prefeitura.

A credencial em formato digital poderá ser emitida de duas formas: versão digital ou versão impressa em papel A4 branco comum. Para uso da versão digital, o beneficiário deve vincular a credencial a um único veículo, que poderá ser substituído a qualquer tempo, conforme a necessidade. É importante lembrar que o documento sempre deverá ser utilizado na presença do beneficiário.

Para ter acesso à emissão digital, o usuário deve estar cadastrado na base do Registro de Referência da Pessoa com Deficiência, explica Juliana Vidigal, supervisora da Gerência de Atendimento ao Usuário da BHTrans. “Dessa forma, o solicitante não precisará fazer a avaliação do comprometimento de mobilidade e nem aguardar o prazo estabelecido pelos órgãos de trânsito para atendimento da demanda”, relata Juliana.

Como solicitar

Para solicitar a credencial, acesse, pelo celular, o Portal de Serviços da Senatran ou o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) na loja virtual. Após realizado o login, clique no link “Condutor” e selecione a opção “Credencial de pessoa com deficiência”.  Caso o beneficiário opte pela versão impressa, poderá acessar o seu documento no portal da SENATRAN, selecionando “Portal de Serviços” e, em seguida, “Emissão de Credencial”.

Fonte e foto: Prefeitura de Belo Horizonte

Compartilhe:
Exit mobile version