sábado, 28 de dezembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Domingo, 8 de dezembro, foi marcado pela união de mais de mil pessoas para a corrida Meio Ambiente Acolhe: Inclusão é a nossa natureza, uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do Ministério Público de Minas Gerais em parceria com o Instituto Mano Down.

Realizado na Avenida Álvares Cabral, em frente à sede da Procuradoria-Geral de Justiça de Belo Horizonte, a corrida mobilizou instituições e pessoas em prol da inclusão de crianças, jovens e adultos com síndrome de Down e outras deficiências.

Durante a manhã, as equipes da Polícia Militar Ambiental e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais apresentaram ao público o trabalho realizado pelas corporações, com a presença das mascotes, dos equipamentos e viaturas, conversas sobre educação ambiental e ainda a distribuição de mudas de árvores.

Para o presidente do Instituto Mano Down, Leonardo Gontijo, esse foi um momento muito especial de cuidado com as pessoas e com o meio ambiente. “Agradecemos a parceria do Ministério Público de Minas Gerais, tão importante para defendermos os direitos de inclusão e pertencimento de todos na sociedade”.

Segundo a secretária de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Governo de Minas, Marília Melo, “mais uma vez o Ministério Público de Minas Gerais e o Governo de Minas, juntos nesse evento, reforçam a importância da proteção do meio ambiente e dos direitos de inclusão social, garantindo a participação plena de todos os cidadãos na sociedade”.

Essa é a terceira corrida de rua realizada pelo Caoma. “Todo ano, escolhemos temas de destaque para causas que são de extrema relevância social, sempre com foco na segurança e cuidado das pessoas e do meio ambiente. Esse ano foi a “inclusão” e a sua relação com a sustentabilidade”, afirma o coordenador do Meio Ambiente do MPMG, Carlos Eduardo Ferreira Pinto.

O percurso contou com a corrida de 5 quilômetros e caminhada de 1 quilômetro. Todo o valor arrecadado com as inscrições será utilizado para a compra de fórmulas de alimentação para bebês e crianças atendidas pelo Instituto.

O evento contou ainda com o apoio institucional do MP Cultural, do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (CAO Saúde), do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Idosos e das Pessoas com Deficiência (CAO IPCD), e do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa das Crianças e dos Adolescentes (CAODCA). A organização foi da TaBH Esportes. A corrida foi viabilizada pelo Semente, o núcleo de projetos socioambientais do MPMG.

 

Pódio

Bárbara Silva, Creuza Barreto Viegas e Elzita Alves compuseram o pódio na categoria feminina. Bárbara finalizou a corrida de 5 quilômetros em 23 minutos e 25 segundos, garantindo o primeiro lugar. Em seguida, Creuza fechou o segundo lugar com o tempo de 23’39’’ e Elzita com 24’06’’. “Eu comecei a correr com 53 anos e hoje aos 62 anos eu integro mais um pódio. Para mim, é uma grande alegria”, afirmou a terceira colocada.

Já na categoria masculina, Rogério Silva impressionou a todos os presentes ao fechar os 5 quilômetros em apenas 18 minutos e 22 segundos, logo depois de correr 18 quilômetros da Volta da Pampulha. Em segundo e terceiro lugar, os amigos William Roberto Duarte e Jairo Manja chegaram de mãos dadas ao final da corrida, marcando os tempos de 18’39’’ e 18’41’’

Fonte e foto: Ministério Público de Minas Gerais

Compartilhe:
Exit mobile version