Os resultados definitivos do concurso público dos Correios foram divulgados nesta segunda-feira, dia 14 de abril, e já podem ser consultados nos sites da própria estatal e do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), responsável pela organização do processo seletivo. A partir desta semana, a empresa poderá iniciar as convocações e contratações dos aprovados.
Os candidatos devem manter seus dados atualizados e acompanhar atentamente os comunicados publicados tanto pelos Correios quanto pelo IBFC. As listas de classificação foram elaboradas com base no desempenho nas provas e nos procedimentos de verificação aplicados a candidatos autodeclarados negros, indígenas e pessoas com deficiência.
Para acessar os resultados, é necessário entrar na página do concurso, clicar na seção “Resultados” e selecionar a opção correspondente ao cargo — Carteiro ou Nível Superior. No caso deste último, o candidato deve escolher o cargo específico, a localidade selecionada no momento da inscrição e o grupo de concorrência (ampla, cotas para negros/indígenas ou pessoas com deficiência).
O concurso tem validade de um ano e poderá ser prorrogado por igual período, conforme decisão dos Correios, o que garante vigência até abril de 2026.
Mais de 1 milhão de pessoas participaram das provas aplicadas em dezembro, com a maior parte concorrendo às vagas de carteiro. Ao todo, serão preenchidas 3.511 vagas imediatas, das quais 30% são destinadas a candidatos negros e indígenas, e 10% a pessoas com deficiência.
O salário inicial é de R$ 2.429,26 para o cargo de carteiro e de R$ 6.872,48 para analista de Correios, função que exige nível superior
Por Eduardo Souza
Com informações: Correio Braziliense
Foto: Instituto Nacional do Seguro Social – INSS