Na quarta-feira (12), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou a solenidade de passagem de comando da chefia do Estado-Maior, no auditório JK, em Belo Horizonte. O coronel Moisés Magalhães de Sousa recebeu a função da coronel Daniela Lopes Rocha da Costa, após dois anos à frente da instituição, como a primeira mulher neste cargo.
Um legado histórico
A coronel Daniela abriu caminho como a primeira mulher a assumir uma função no comando-geral da corporação, como chefe do Estado-Maior e subcomandante do CBMMG. Ela ofereceu respostas eficientes às demandas operacionais com a entrega de operações programadas como a Operação Alerta Verde com mais de 28 mil vistorias em lotes vagos e a Operação Rota de Emergência, que realizou 275 simulados de evacuação em hospitais e escolas em todo o estado.
Também por meio de sua gestão, viabilizaram-se planejamentos para feriados prolongados, momento em que há um aumento significativo das ocorrências, exigindo estratégia operacional bem definida, resultando em mais de 30 mil ações de prevenção contra incêndio, acidentes e afogamentos.
Destaque também para a mobilização sistematizada do efetivo lotado na administração para atuar em atividades operacionais, resultando em 2.226 empenhos de militares para reforçar a atividade-fim. Com essa abordagem, o CBMMG ampliou sua capacidade de atuação, equilibrando as necessidades administrativas com a prioridade da atividade operacional.
O pronunciamento de despedida da coronel Daniela foi permeado de lágrimas, gratidão e emoção. Ela falou sobre o ingresso na corporação como soldado, sua jornada de 31 anos, com destaque para a realização do sonho de ser piloto de aeronaves, e a conclusão da carreira militar como a primeira mulher a ocupar um cargo de comando no CBMMG.
“Em 1993, com uma calça jeans e uma camiseta vermelha e o sonho de salvar vidas, começou a jornada da turma 113, composta por 80 mulheres. Naquele momento, enfrentamos o primeiro desafio de nossas carreiras: ser o laboratório de uma profissão, até então, exclusivamente masculina.”
Sobre a função de subcomandante, ela expressou gratidão a sua equipe, ao alto-comando da corporação, ao governador Romeu Zema e ao vice, professor Mateus Simões, além de desejar sucesso aos atuais comandantes. “Agradeço a Deus por ter me sustentado até aqui, por ter me concedido uma carreira que jamais imaginei, que me trouxe tantas realizações profissionais e pessoais. Agradeço por ter me concedido a benção de ser transferida para a reserva em paz, com minha consciência e com o sentimento de dever cumprido.”
Experiência dita o tom do novo comando
Moisés Magalhães de Sousa é coronel do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Ocupava, até então, o cargo de Comandante Especializado de Bombeiros. É engenheiro civil e mestre em Construção Civil, com ênfase no comportamento dos materiais em situação de incêndio. Também é especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho; em Normalização de Medidas contra Incêndio, Pânico e Explosões, e em Gestão Estratégica e Políticas Públicas.
O coronel Moisés, casado com Samantha e pai do João e da Maria, chefiou a 3ª Seção do Estado-Maior, que é responsável pelo planejamento operacional da corporação. Teve a oportunidade de atuar como subcomandante da Academia de Bombeiros Militar; chefe da Divisão de Ensino da Academia de Bombeiros Militar, entre outros.
Em uma de suas passagens mais importantes pela corporação, o coronel Moisés comandou o Comando Especializado de Bombeiros (CEB), que é a unidade responsável pelo planejamento e gestão de operações especializadas em todo o estado de Minas Gerais, com foco em situações de alta complexidade e demandas específicas.
Na Coordenadoria de Meio Ambiente foi responsável por planejar e coordenar toda a atuação do Corpo de Bombeiros Militar durante os incêndios em vegetação em Unidades de Conservação, no ano com o maior registro de atendimentos da história.
No discurso de posse, o coronel Moisés destacou o sentimento de honra e entusiasmo de assumir o subcomando do CBMMG. “Desde os primeiros passos como cadete aprendi uma verdade: que cada vida importa e que cada chamado é um compromisso. Me coloco a serviço desta nobre instituição, com o compromisso de fortalecer a cada dia o Corpo de Bombeiros Militar no cumprimento de sua missão.”
Ele também fez questão de agradecer à coronel Daniela. “É uma honra sucedê-la, comandante. Seu legado de profissionalismo, dedicação e pioneirismo abriu caminhos e continuará inspirando as próximas gerações.”
Já a comandante-geral do CBMMG, coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan, falou sobre a força do exemplo como instrumento de transformação e sobre a importância do cargo. “A chefia do Estado-Maior é um dos pilares fundamentais da nossa estrutura organizacional. Este é um momento de gratidão e renovação em que honramos aqueles que contribuíram significativamente para o crescimento da corporação e saudamos aqueles que assumem a missão de dar continuidade a esse trabalho essencial.
O governador Romeu Zema, que não pôde comparecer por motivo de agenda, enviou uma mensagem de gratidão à coronel Daniela e as boas-vindas ao coronel Moisés “Acredito que esta nova etapa será de muito sucesso e que o Corpo de Bombeiros continuará sendo motivo de orgulho para todos os mineiros.”
O novo chefe do Estado-Maior assume o cargo com muita experiência em comando, embasamento técnico e planejamento, características vitais para a nova função de subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar. Ele assume o desafio de dar continuidade ao excelente trabalho realizado pela gestão anterior, buscando a expansão e o aprimoramento da corporação.
Fonte e fotos: Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais