Na manhã de sábado, 18 de janeiro de 2025, por volta das 11h30, o Corpo de Bombeiros de São Lourenço foi acionado para atender uma ocorrência de salvamento de um filhote de gato preso em um cano de água pluvial.
Diante da complexidade da situação, os bombeiros precisaram quebrar parte de um muro e cortar o cano para acessar o animal. Após um trabalho cuidadoso, o filhote foi resgatado com segurança e devolvido ao seu proprietário, encerrando a operação com sucesso.
Embora não tenha sido o caso no presente relato, vale ressaltar que maus-tratos a animais é crime para aqueles que praticam. A punição para maus-tratos a animais no Brasil é de detenção e multa. A pena pode variar de acordo com a gravidade do crime.
A Lei nº 9.605/1998 prevê que maus-tratos a animais são crime e podem ser punidos com detenção de até um ano e multa. A Lei nº 14.064/2020, também conhecida como “Pacote Anticrime”, aumentou a pena para maus-tratos a cães e gatos, que passou a ser de reclusão de dois a cinco anos.
A Lei de Crimes Ambientais também prevê punição para quem maltrata animais, incluindo a detenção e multa. As penas para maus-tratos a animais podem ser aumentadas em caso de lesão corporal grave ou morte do animal.
Fonte e foto: Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais