O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) controlou neste sábado (24) o incêndio que atingiu a Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Santuário de Vida Silvestre do Riacho Fundo, situada entre o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek e o Jardim Zoológico de Brasília. O local é de grande importância ecológica, abrigando a nascente do Lago Paranoá. Felizmente, não houve registro de feridos.
Com 478 hectares, a Arie do Riacho Fundo é considerada um refúgio vital para pássaros migrantes que utilizam o corredor ecológico das unidades de conservação do Distrito Federal, segundo o Instituto Brasília Ambiental (Ibram). Além disso, a área é habitat de espécies endêmicas ameaçadas de extinção, como o peixe pirá-brasília (Simpsonichthys boitonei), o rato-candango (Juscelinomys candango) e orquídeas selvagens.
Durante o combate ao incêndio, o CBMDF identificou cobras-cipós (serpentes Chironius) que foram carbonizadas pelo fogo, evidenciando o impacto ambiental causado pelo incidente.
Fonte e fotos: Agência Brasil