Neste domingo (21), mais de 200 bairros de Belo Horizonte e 15 cidades da Região Metropolitana podem enfrentar interrupções no fornecimento de água devido a uma manutenção programada pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) no Sistema Rio Manso. Este sistema é parte integrante da Bacia do Paraopeba, que inclui também as represas Serra Azul, em Juatuba, e Várzea das Flores, em Contagem e Betim.
A suspensão temporária visa reduzir as perdas de água e garantir a continuidade do abastecimento. Durante o período de paralisação, serão realizadas intervenções preventivas e corretivas nas unidades de produção e distribuição de água, incluindo substituição de equipamentos elétricos, mecânicos e de automação, além de serviços na adutora de água tratada. O sistema ficará fora de operação das 5h30 às 18h.
A previsão da Copasa é que o abastecimento seja normalizado gradualmente ao longo da segunda-feira (22), com completa restauração do sistema até a terça-feira (23). Imóveis que possuem reservatório próprio de água podem não ser afetados pela interrupção.
Fonte e fotos: Copasa.