A Copasa dará início, na segunda-feira (10/2), à etapa final das obras e serviços de substituição do interceptor Pampulha, localizado no bairro São Luiz, em Belo Horizonte. O objetivo dessa etapa é a interligação da nova tubulação ao sistema de esgotamento sanitário existente.
A tubulação é responsável pela captação e condução dos efluentes da região até a Estação de Tratamento de Esgoto do Ribeirão do Onça. O túnel condutor, objeto principal do escopo do projeto, já está concluído.
Assim como em fases anteriores, será necessária a interdição no trânsito da Avenida Otacílio Negrão de Lima. A interrupção de tráfego será da Avenida Otacílio Negrão de Lima, no cruzamento com a alameda das Latânias, em ambos os sentidos.
Os desvios foram planejados da seguinte forma: os veículos que vêm da Avenida Pedro I (barragem da Pampulha), no sentido Centro, deverão seguir pela Avenida Antônio Carlos, Avenida Santa Rosa, e acessar a Avenida Otacílio Negrão de Lima. Já os veículos que estão na Avenida Otacílio Negrão de Lima, devem acessar a Avenida Santa Rosa para chegar à Avenida Antônio Carlos.
Esta etapa da obra na avenida Otacílio Negrão de Lima, possui previsão de execução dos trabalhos em até 40 dias. No entanto, a Copasa irá empenhar todos os esforços necessários para que o trânsito seja liberado antes do prazo programado.
Com investimentos da ordem de R$ 13 milhões, as intervenções estão sendo realizadas com uma nova tecnologia de serviço, o Novo Método Austríaco de Tunelamento (NATM) – Método Não Destrutivo, que gera menos impacto e transtornos para a população.
A Companhia implantou aproximadamente 175 metros de interceptor, alterando o diâmetro original para 1,8 mil milímetros, o que garantirá a condução da vazão do esgoto, que pode chegar a 2 mil litros por segundo na região.
As obras visam maior proteção ao sistema e renovação da tubulação, construída há mais de 30 anos, de forma evitar que a Lagoa da Pampulha seja o destino do esgoto, em um eventual extravasamento da rede.
Com essa iniciativa, a Copasa fortalece seu compromisso com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, contribuindo diretamente para o Reviva Pampulha, um programa que visa preservar a qualidade das águas da lagoa e melhorar a qualidade de vida na região.
Fonte: Agência Minas
Foto: Copasa / Divulgação