A Copasa alcançou uma importante marca em Turmalina, município do Vale do Jequitinhonha, ao atingir 75% de conclusão das obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário da cidade. O investimento totaliza mais de R$ 3,8 milhões, beneficiando diretamente cerca de 1 mil pessoas.
De acordo com o gerente da Copasa em Turmalina, Vilsom José de Amorim, a previsão é que as obras sejam concluídas ainda em abril de 2025, o que elevará a cobertura de coleta e tratamento de esgoto para 84,7%. “Estamos trabalhando a todo vapor nessas obras, e a nossa meta é avançar constantemente para, em breve, atingirmos a universalização do serviço de esgotamento sanitário na cidade”, afirmou Amorim.
O Novo Marco Legal do Saneamento, instituído pela legislação nacional, estabelece como meta para a universalização do esgotamento sanitário nos municípios o atingimento de 90% de cobertura até 2033. Em Turmalina, a cidade já está próxima de alcançar a universalização do abastecimento de água, com mais de 93% de cobertura de distribuição de água tratada.
As obras estão concentradas nos bairros São João Batista e Manga da Roda, e envolvem uma série de intervenções essenciais para o avanço do sistema de esgoto. Já foram implantados mais de 3.700 metros de redes coletoras de esgoto, que direcionam o esgoto até os interceptores, além de 201 ligações residenciais padronizadas, e mais de 1.130 metros de linha de recalque em tubos PVC.
Outro ponto importante das obras são as quatro unidades de bombeamento de esgoto bruto, também chamadas de estações elevatórias, que estão sendo implantadas nos bairros São João Batista e Manga da Roda. A unidade de bombeamento existente no Manga da Roda também está sendo ampliada. Essas unidades são essenciais para direcionar o esgoto até a Estação de Tratamento de Esgoto.
Além disso, cerca de 340 metros de redes interceptoras de esgoto foram construídos, e as novas unidades de bombeamento estão recebendo novos conjuntos de motobombas submersíveis e painéis elétricos para garantir a eficiência do sistema.
As obras de saneamento não se resumem a dados técnicos; elas têm um impacto significativo na qualidade de vida dos moradores de Turmalina. A coleta e tratamento adequado do esgoto reduzem a propagação de doenças como febre tifoide, cólera, hepatite A, poliomielite e diarreia aguda. Além disso, evitam a poluição de recursos naturais como rios e lagoas, e contribuem para o desenvolvimento urbano e valorização imobiliária.
O saneamento também impacta positivamente no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), melhorando a saúde pública e atraindo investimentos empresariais, o que tem efeitos benéficos na economia local. Atualmente, as obras geram 20 vagas de emprego, impulsionando o comércio local e proporcionando mais renda para a população.
Com as informações da Agência Minas
Foto: Copasa / Divulgação