Os contribuintes da capital têm até 31 de janeiro para pagar antecipadamente o Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2025 com o desconto de 5% concedido pela Prefeitura de Belo Horizonte.
O desconto vale sobre qualquer valor entre o mínimo e o máximo indicado na guia, que está disponível no Portal da PBH e também foi enviada para a residência do contribuinte durante a primeira quinzena deste mês.
A partir de fevereiro, o IPTU de 2025 poderá ser quitado em até 11 parcelas mensais e consecutivas, que devem ser pagas até o dia 15 de cada mês.
A novidade da guia deste ano é a possibilidade de pagamento via PIX. O contribuinte só precisa acessar o QR Code pelo aplicativo do banco para realizar o pagamento via PIX. É necessário inserir o valor desejado, a data de pagamento e finalizar a transação com o QR Code que consta na guia do IPTU do imóvel.
Números de imóveis
Em 2025, Belo Horizonte tem aproximadamente 867 mil imóveis no cadastro imobiliário, sendo 780 mil com lançamento de IPTU e 87 mil sem lançamento (desonerações integrais).
O valor total lançado com IPTU e taxas para 2025 será de R$ 2,68 bilhões.
E a arrecadação esperada é de R$ 2,25 bilhões, com 84% de adimplência.
Pedido de revisão
Os pedidos de revisão do IPTU decorrentes de eventuais discordâncias em relação ao valor do imposto deverão ser apresentados de 2 janeiro até 1º de fevereiro, no Portal da PBH ou presencialmente, no BH Resolve, em situações excepcionais, como determina a Portaria SMFA 122/2023 em seu artigo 5º.
Para fazer o pedido de revisão no BH Resolve (Rua dos Caetés, 342, Centro), o contribuinte deve fazer o agendamento prévio no Portal da PBH.
Fonte e foto: Prefeitura de Belo Horizonte