A Unidade Produtiva Sapucaias II – Aromas e Frutos da Terra, de Contagem, recebeu reconhecimento nacional no Prêmio + Iguais, na categoria “Justiça Climática”. O projeto se destacou entre 12 iniciativas de agricultura urbana no Brasil por transformar um terreno abandonado em um espaço produtivo e sustentável, alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 da ONU, que promove a igualdade de gênero e o empoderamento feminino.
A unidade tem como foco a produção de alimentos saudáveis e a valorização das mulheres da comunidade, com destaque para as ações de segurança alimentar, geração de renda e fortalecimento comunitário. Desde sua revitalização em 2022, o projeto tem proporcionado qualificação e apoio a agricultoras locais, com sete mulheres atualmente participando da iniciativa, que já beneficiou 25 ao longo de três anos.
O projeto, que conta com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar (SMDS) e do Cmauf, implementa um sistema agroecológico integrado e promove o cultivo de hortaliças, plantas medicinais e agroflorestas, além de ações de compostagem e convivência comunitária. O sucesso da unidade é também impulsionado por capacitação técnica e fornecimento de insumos pela Prefeitura de Contagem.
Fonte e Foto: Prefeitura de Contagem