Contagem avança no cenário internacional. É o que comprovam os dados do Sistema Comex Stat, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) sobre as exportações, para 96 países, e importações, de 77 nações, entre janeiro e setembro de 2024. O saldo da Balança Comercial (diferença entre o valor das exportações e das importações, em um determinado período) do município já ultrapassou um bilhão de dólares, no mesmo período. Em 2023 inteiro, esse valor foi de US$1.322.088.090,00, o que reforça uma projeção ainda maior até o fim deste ano, refletindo o crescimento contínuo e o fortalecimento de suas relações econômicas globais.
Para fomentar ainda mais a atuação e o crescimento internacional das empresas que atuam na cidade, a Prefeitura está implementando políticas de relacionamento e parceria bilateral e multilateral com consulados e governos externos, como da União Europeia, Américas do Norte e Latina e da Ásia.
Sob gestão da prefeita Marília Campos, a cidade teve reconhecimento da União Europeia como local estratégico para receber investimentos de empresários de todos os seus países membros. Esse bloco econômico também garantiu portas abertas para as empresas contagenses se internacionalizarem nas nações que o compõem.
Após Contagem receber uma missão de empresários de Portugal, em continuação a essa agenda de cooperação, a Confederação Empresarial da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP) e os Conselhos de Cascais e Aveiro, Portugal, convidaram a Prefeitura a organizar uma missão empresarial envolvendo empresas do município interessadas em internacionalizar seus negócios no continente europeu e apresentar as oportunidades de investimento em Contagem para as empresas europeias.
Em Contagem, há grandes referências internacionais, como a FIAT Powertrain Technologies (FPT), a CNH Industrial, a Acument (do Fontana Gruppo), a Wabtec, a Engetron, a RHI Magnesita, ArcelorMittal e a Belgo Bekaert, dentre várias outras.
“Nos últimos quatro anos, a cidade tem vivido um novo ciclo virtuoso de internacionalização de sua economia, se consolidando como polo estratégico global e ampliando a atração de empresas líderes mundiais, como a Valmont, a Komatsu e a Multotec”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico, René Vilela.
Ele também destacou o êxito da política municipal de apoio institucional para que as empresas locais conquistem novos mercados internacionais, como está sendo desenvolvido em conjunto com a Biotech e a Nazinha Alimentos. “Tudo isso fortalece a economia de Contagem, traz muitos recursos para o município e oportunidades de trabalho para a população”, afirmou o secretário.
Fonte: Prefeitura de Contagem
Foto: Janine Moraes / PMC