domingo, 15 de dezembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Desde 2021, a Prefeitura de Contagem realiza a limpeza e o desassoreamento de córregos em todas as regiões da cidade, beneficiando mais de 175 pontos. As ações, tanto manuais quanto mecanizadas, ocorrem durante a estiagem, com o objetivo de recolher resíduos e prevenir enchentes.

Somente em 2021, mais de cem pontos foram desassoreados, incluindo os córregos Chico Mendes (Estâncias Imperiais), Dama da Noite (Chácara Novo Horizonte), Triunfo (Nova Contagem), Tapera (Cabral), da avenida Retirantes (Retiro), Ferrugem (Industrial), Vila Barraginha (Vila Barraginha) e da avenida Régulus (Riacho). Em 2022, outros 75 córregos passaram pelo mesmo processo, como os do bairro Europa/Praia e da rua Três (Chácaras Cotia), com métodos mecanizados, e da rua Arterial (Santa Maria) e da avenida Tiradentes (Nacional), por técnicas manuais.

Atualmente, 12% do orçamento da Subsecretaria de Serviços Urbanos é destinado à coleta de resíduos descartados inadequadamente, como restos de construção, móveis e plásticos. Esse descarte irregular, além de causar enchentes, eleva os custos da gestão urbana. A população pode solicitar a limpeza de córregos na Administração Regional local e deve adotar práticas conscientes para evitar danos ambientais e urbanos.

Caminho das Águas

 

Em junho de 2022, a Prefeitura de Contagem iniciou o Projeto “Caminho das Águas”, uma ação conjunta entre as Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e de Obras e Serviços Urbanos (Semobs), com o objetivo de reforçar a limpeza, o desassoreamento e a recuperação dos leitos dos córregos de todo o município durante o período de estiagem.

O descarte irregular é considerado crime e pode gerar multas que variam de R$ 50,00 a R$ 1.500,00. Denúncias podem ser feitas pelo site da Prefeitura ou pelo Disque Limpeza Urbana: 0800 283 1225.

Fonte e foto: Prefeitura de Contagem

Compartilhe:
Exit mobile version