sábado, 19 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

O consumo moderado de café pode trazer diversos benefícios à saúde, mas o consumo excessivo de cafeína pode ser prejudicial. Para quem consome pequenas quantidades diariamente, não há motivo para preocupação.

Pesquisas indicam que o café, consumido com moderação, oferece vários benefícios. Além de melhorar a saúde do coração, uma xícara diária pode ser benéfica para o cérebro e ajudar a prevenir doenças mentais. O café é uma fonte de nutrientes essenciais, como vitaminas do complexo B e minerais, e também é rico em antioxidantes, muitas vezes superando frutas e vegetais nesse aspecto.

Um dos principais benefícios do café é o aumento da energia e do estado de alerta, principalmente pela manhã ou à tarde. Isso se deve à cafeína, que bloqueia a adenosina, um neurotransmissor que induz o sono, promovendo maior excitação neuronal e liberação de neurotransmissores que melhoram o humor e a função cognitiva.

No longo prazo, o consumo moderado de café pode reduzir o risco de várias doenças crônicas:

– Doenças cardiovasculares: Consumir uma a duas xícaras por dia pode diminuir o risco de doenças cardíacas e derrame, e mesmo em casos de ritmos cardíacos anormais, o café não é prejudicial.

– Diabetes tipo 2: O café pode ajudar o corpo a processar a glicose, reduzindo o risco de diabetes tipo 2.

– Doenças hepáticas: O café está associado a níveis mais saudáveis de enzimas hepáticas e menor risco de cirrose e câncer de fígado.

– Câncer: O consumo de café pode reduzir o risco de câncer colorretal e de útero, com uma redução geral de 18% no risco de câncer.

– Doenças neurodegenerativas: A cafeína pode diminuir o risco de Parkinson e ajudar a controlar a doença, além de reduzir o risco de Alzheimer e outras demências.

O café também tem efeitos positivos na saúde mental. Estudos mostram que consumidores de café têm menor risco de depressão e até 53% menos probabilidade de cometer suicídio se beberem quatro ou mais xícaras por dia.

Além disso, pesquisas sugerem que os consumidores de café tendem a viver mais, com um estudo mostrando que beber quatro a cinco xícaras por dia está associado a um menor risco de morte.

No entanto, é crucial consumir café com moderação. Excesso de cafeína pode causar nervosismo, ansiedade e distúrbios do sono. Pessoas sensíveis à cafeína podem precisar limitar ou evitar o café, mesmo o descafeinado, que ainda contém cafeína. O equilíbrio é fundamental para aproveitar os benefícios do café sem comprometer a saúde.

Com as informações: The Conversation Brasil

Foto: Samer Daboul

Compartilhe:
Exit mobile version