quarta-feira, 4 de dezembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

O empresário chinês Justin Sun fez algo inusitado e gerou grande repercussão ao comprar uma obra de arte no valor de US$ 6,2 milhões (aproximadamente R$ 37 milhões) que inclui uma banana colada na parede. A obra, intitulada Comedian, foi criada pelo artista italiano Maurizio Cattelan e, ao adquiri-la em leilão, Sun teve o direito de exibir a instalação, com a obrigação de substituir a fruta antes de cada exibição.

Durante uma coletiva de imprensa em Hong Kong, Justin Sun, conhecido por seu envolvimento com criptomoedas, decidiu comer a banana da instalação, aproveitando a oportunidade para fazer paralelos entre a arte e o mercado das criptos.

Curiosamente, a banana já havia sido consumida duas vezes antes: uma vez por um artista performático em 2019 e, em 2023, por um estudante sul-coreano. No entanto, nenhum dos dois pagou por isso.

Cattelan, em entrevista, descreveu sua obra como uma “provocação” que convida à reflexão sobre o valor da arte e as dinâmicas do mercado de arte contemporânea, destacando que foi o próprio mercado que atribuiu tanto valor à simples banana colada na parede. O artista fez uma crítica à fragilidade do sistema de arte, sugerindo que se ele é capaz de escorregar por algo tão simples quanto uma casca de banana, talvez já estivesse em declínio.

Maurizio Cattelan é famoso por suas esculturas provocativas e hiperrealistas, incluindo trabalhos como um cavalo falso suspenso no teto e uma estátua do Papa João Paulo II atingido por um meteorito.

Com as informações da BBC

Foto: Reprodução

Compartilhe:
Exit mobile version