Em 2025, o trabalhador poderá utilizar-se da calculadora disponibilizada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para acompanhar o tempo necessário para a sua aposentadoria (seja por idade ou tempo de contribuição). O serviço pode ser acessado no portal do gov.br ou diretamente pelo aplicativo Meu INSS e a simulação é feita com a base de dados do INSS.
A cada ano, algumas regras para a aposentadoria passam por mudanças, seguindo as regras de transição da Reforma da Previdência sob o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) de 2019. As normas vão mudar gradualmente até 2031, quando a aposentadoria será permitida apenas após 62 anos completos (mulheres) e 65 anos (homens).
Para isso, é preciso se manter atento aos requisitos de idade mínima e tempo de contribuição e conhecer seus direitos e deveres para programar-se com antecedência.
Por meio do aplicativo Meu INSS, é possível fazer o cálculo para saber quantas contribuições restam para adquirir esse direito. Na opção “Simular Aposentadoria”, o segurado pode calcular seu tempo de contribuição e simular o valor de sua aposentadoria. O segurado também tem acesso ao tempo para atingir as idades mínimas, em sete opções de cálculos para aposentadoria por idade ou para aposentadoria por tempo de contribuição.
Algediva Maciel é Microempreendedora Individual (MEI) em Maracanaú (CE), e, por ter começado a contribuir recentemente, tinha dúvidas sobre o tempo que ainda teria que esperar para poder se aposentar. “Estava ansiosa e descobri que tinha como fazer essa simulação na Internet. Pedi a minha sobrinha e rapidinho ela fez. Até os dias que faltam consegui ver”, conta a segurada. Algediva ainda não possui os requisitos mínimos para dar entrada na aposentadoria, mas já começou a se planejar para os próximos anos ao ver que já estava próximo de atingir a idade mínima.
Calculadora – Baixe o aplicativo Meu INSS no seu smartphone, ou digite no computador gov.br/meuinss e escolha o serviço “Simular Aposentadoria”. O demonstrativo é apenas uma simulação, por isso não garante direito ao benefício. Quando a simulação indicar que atingiu os requisitos em alguma categoria, o segurado pode entrar com o pedido no INSS para saber se, de fato, pode receber o benefício. Podem ser pedidos documentos para comprovação dos períodos, além da identificação dos dados pessoais do requerente. Os detalhes de cada regra podem ser visualizados ao clicar nas setas ao lado direito dos tipos de aposentadoria, no arquivo gerado pela simulação.
Fonte e imagem: INSS