sábado, 19 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Começou neste domingo (14), em Brasília, a 5ª edição da Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, um evento crucial para debater os desafios enfrentados por uma parcela significativa da população brasileira. De acordo com dados do IBGE, cerca de 18,6 milhões de brasileiros, representando quase 9% da população, possuem algum tipo de deficiência. Entre os temas em destaque estão o combate ao capacitismo e a urgência na implementação de políticas públicas eficazes.

Para a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, embora haja avanços na legislação de proteção, a realidade enfrentada por essa comunidade ainda é marcada por barreiras significativas. “As cidades continuam sendo hostis à nossa presença, com problemas graves de acessibilidade arquitetônica e urbanística, além da falta de acessibilidade na comunicação e na informação, o que prejudica diretamente quem tem mobilidade reduzida”, destacou Anna Paula.

Durante os quatro dias de conferência, representantes de comunidades, movimentos sociais e gestores públicos se reunirão para discutir estratégias que promovam a inclusão e garantam direitos fundamentais para todos. A conferência, que vai até quarta-feira (17), busca não apenas identificar problemas, mas também propor soluções que possam transformar a realidade enfrentada diariamente por milhões de brasileiros com deficiência.

Fonte e fotos: Agência Brasil.

Compartilhe:
Exit mobile version