sábado, 23 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Três cafeicultores de Andradas estão na disputa pelo título na categoria Café Natural

Na segunda-feira, 04 de novembro, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (EMATER/MG) iniciou mais uma etapa de análise das amostras classificadas no Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais de 2024, onde três produtores de Andradas estão concorrendo pelo título na categoria Café Natural.

“Temos acompanhado o excelente trabalho desenvolvido pelos nossos cafeicultores ao longo dos anos. Dessa forma, a nossa gestão tem intensificado o apoio à cafeicultura andradense, gerando políticas públicas que incentivem o nosso cafeicultor a continuar investindo na qualidade deste produto. Aproveito a ocasião para parabenizar todos os envolvidos neste processo, como a nossa equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agrário, Turismo e Cultura, a EMATER/MG e a Associação dos Cafeicultores da Serra do Caracol”, destaca a Prefeita Margot Pioli.

Os três cafeicultores de Andradas que estão na disputa são:

– Flávio Mariano dos Santos;

– Osvair Donizeti Roteli,

– Dinacir dos Reis Correa.

As avaliações acontecem no Núcleo de Estudo em Cafeicultura (NECAF), da Universidade Federal de Lavras. Durante quatro dias, serão analisadas as 253 amostras classificadas para a segunda etapa. Todas atingiram nota acima de 85 pontos (de um total de 100), seguindo as normas da Associação de Cafés Especiais (SCA, em inglês), entidade internacional de referência do setor.

Eles irão selecionar as 40 melhores amostras, sendo 20 da categoria Café Natural e 20 da categoria Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado.

As 40 amostras selecionadas passarão por uma nova avaliação, no final do mês, em Belo Horizonte, quando serão definidos os finalistas. O anúncio dos vencedores será na primeira quinzena de dezembro, também na capital mineira.

Vale lembrar que na edição do ano passado, o cafeicultor andradense Luiz Fernando Vilas Boas, do bairro da Serra dos Lima, na zona rural, conquistou o segundo lugar na categoria geral do 20º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais e o primeiro lugar da região do Sul de Minas, realizado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater.

Fonte e foto: Prefeitura de Andradas

Compartilhe:
Exit mobile version