quinta-feira, 21 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Nesta sexta-feira (30), o Centro Cultural do TRT-MG receberá um concerto de encerramento da Mostra de Teclados Históricos de Minas Gerais, a partir das 19h, com os músicos convidados Antônio Carlos de Magalhães, Antônio Olímpio, Alexander Caviúna Barbosa, Hugo Bizzotto e Pedro Zanatta, da Orquestra Canção das Iluminuras.
O evento é aberto para todos os públicos e a entrada é gratuita. Os interessados podem adquirir os ingressos através da plataforma www.sympla.com.br. A Exposição “Instrumentos e Iconografia” pode ser visitada ainda nesta sexta-feira, das 9h às 17h.
Na oportunidade, os presentes poderão prestigiar a belíssima e rara sonoridade dos sete instrumentos expostos, com um repertório que abrange mais de cinco séculos de música. O Centro Cultural do TRT-MG está localizado à Rua da Bahia, nº 112, no Centro de Belo Horizonte.
Orquestra Canção das Iluminuras
É um grupo mineiro dedicado à pesquisa, à divulgação e à interpretação do repertório criado na Idade Média e Renascença, especialmente no período que abrange os anos de 1300 a 1600, empregando cópias de instrumentos usados naquela época e valendo-se de um trabalho de pesquisa e experimentação, para abordar este riquíssimo e pouco divulgado repertório.
Os 22 músicos que integram o grupo possuem as mais variadas formações e vivências artísticas, que vão do jazz à música folclórica e sinfônica e que se dedicam também à interpretação da chamada música antiga. Esses músicos são profissionais qualificados, professores da Uemg, Cefar, FEA, UFMG, integrantes dos corpos estáveis da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e do Coral Lírico da Fundação Clóvis Salgado, além de mestres e doutores.

Fonte e fotos: TRT-MG

Compartilhe:
Exit mobile version