A Secretaria Municipal de Saúde de Barroso, por meio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, intensifica as ações de combate à dengue e outras arboviroses, como Zika e Chikungunya.
Os Agentes de Combate às Endemias estão realizando o bloqueio de casos, uma estratégia preventiva que visa eliminar o mosquito Aedes aegypti em áreas com notificações suspeitas ou confirmadas de dengue. Essa medida envolve a aplicação localizada de inseticida com bomba-costal motorizada, direcionando o produto para o quarteirão onde reside a pessoa notificada. Esse procedimento é eficaz na eliminação dos mosquitos adultos, que são os principais transmissores da doença.
É importante destacar que, embora o inseticida elimine os mosquitos adultos, ele não afeta as larvas. Portanto, cada morador deve contribuir, evitando água parada em casa e nos quintais, para que a luta contra a dengue seja coletiva e eficaz.
A dengue apresenta um padrão sazonal, com aumento dos casos entre outubro e maio. Fique atento às orientações e ajude a manter Barroso protegida!
Fonte e foto: Prefeitura de Barroso