Foi publicada no dia 9 de janeiro, a Carta Minas Gerais de proteção animal em situações de desastres por barragens e mudanças climáticas. Lideradas pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), 22 entidades e autoridades ligadas à proteção animal assinam o documento. O texto é resultado dos debates realizados em novembro de 2024 durante 1º Seminário Proteção Animal em Situações de Desastres por Barragens e Mudanças Climáticas.
A ação educacional foi promovida pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), Coordenadoria Estadual de Defesa dos Animais (Ceda) e pela empresa de auditoria ambiental Aecom. A iniciativa teve como objetivo difundir conhecimentos sobre preparação e resposta estratégica para proteção, resgate, reabilitação e reintrodução de animais atingidos por desastres.
São 32 resoluções que defendem uma análise mais aprofundada, assegurando que o planejamento de ações preventivas e de resposta sejam mais inclusivas e abrangentes no resgate de animais. “As ações preventivas, de resposta, de mitigação e de recuperação diante de situações de desastres devem ser elaboradas considerando a indissociabilidade entre saúde humana, saúde animal e saúde ambiental, incluindo todos os ecossistemas”, afirma a promotora de Justiça e coordenador da Ceda, Luciana Imaculada de Paula.
Fonte: MPMG
Foto de TheOther Kev