A jornada de revisão da Mexpar por todos os Polos da Emater-MG chegou ao fim esta semana. Com início em julho deste ano, nos Polos Leste e Nordeste, a comitiva passou os últimos quatro meses encontrando técnicos, coordenadores e gerentes da Empresa, promovendo debates profundos sobre o serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural. Nesta quinta-feira, dia 7, o Polo Central viveu o último dos três dias de encontro, que reuniu 56 profissionais.
“Foi uma honra participar desse encontro onde estamos revisando a Mexpar, um verdadeiro legado que a Emater-MG deixa em seus 75 anos. Foram muitas experiências e trocas espetaculares. É muito bom fazer Extensão Rural dessa forma participativa”, afirmou o extensionista da Emater-MG, Carlos Alberto Trindade, um dos participantes das reuniões do Polo Central, que aconteceu em Sete Lagoas.
Ao todo, as reuniões de revisão da Mexpar reuniram cerca de 255 profissionais da Emater-MG de todas as regiões do estado. Para 2025, estão sendo propostos novos encontros, dessa vez com treinamentos na metodologia.
A Mexpar, ou Metodologia Participativa de Extensão Rural para o Desenvolvimento Sustentável, fez história. A primeira versão, que se tornou um marco para a Extensão Rural por apresentar um olhar contemporâneo na relação entre extensionistas e agricultores familiares, foi publicada em 2006.
Fonte e fotos: instagram @ematerminas