quarta-feira, 11 de dezembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Há pouco mais de um ano o projeto de extensão Handebol na Escola, do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), passou a treinar crianças e adolescentes de 11 a 17 anos de idade regularmente matriculados na rede pública de ensino. Apesar do pouco tempo, o trabalho já alcançou resultados esportivos significativos junto aos estudantes da Escola Estadual Professor Darcy Ribeiro em competições do cenário do handebol valadarense.

Campeãs do Módulo I Feminino dos Jogos Estudantis Valadarenses (JEV), vice-campeãs do Módulo II Feminino do JEV, vice-campeãs da Copa Praça 2024 na Categoria Sub-17 Feminino e 3º Lugar na Copa Praça 2024 na Categoria Sub-17 Masculino. Estes são apenas alguns dos bons resultados conquistados pelos estudantes que treinam sob supervisão do professor Lucas Savassi, coordenador do projeto de extensão, com o auxílio dos alunos do curso de Bacharelado em Educação Física da UFJF-GV, nas condições de bolsista, estagiários e extensionistas voluntários.

Professor de Educação Física da Escola Estadual Professor Darcy Ribeiro, Vinícius Higino Cunha acredita que a presença do projeto da UFJF-GV despertou nos jovens a paixão por um novo esporte e, como consequência, os resultados positivos. “Os alunos estão encantados pela equipe da UFJF-GV. Um projeto que apesar de novo na escola já trouxe resultados expressivos. Iremos disputar o JEMG 2025 (Jogos Escolares de Minas Gerais) com a equipe feminina módulo I. É um grande feito, devido a dificuldade de conquistar esse título contra equipes de escolas que já possuem uma estrutura antiga para o handebol. A escola está muito feliz com o projeto e só espera que ele continue, pois a tendência é a contínua melhora técnica dos nossos alunos”.

O professor Lucas Savassi afirma, por sua vez, que o trabalho coletivo com a direção da escola, representada pelo diretor Christiano Fernandes, e com o professor de Educação Física Vinícius Cunha, contribuiu com resultados que vão muito além das quadras. “Temos diversos relatos e registros de nossos alunos se aprimorando e se tornando além de ótimos atletas, melhores filhos, alunos, e amigos. O esporte bem orientado tem um grande potencial de transformação na vida das crianças e adolescentes, e temos aproveitado cada oportunidade com os alunos atendidos para de fato contribuir em sua formação integral, para além das quadras”.

Savassi ressalta ainda que os resultados dentro e fora das quadras são consequência do acolhimento técnico e humano dos discentes da UFJF-GV. “Destaco a grande contribuição dos alunos do curso de Bacharelado em Educação Física em todas as conquistas citadas. Os discentes da UFJF-GV têm se destacado pelo comprometimento e qualidade técnica ao contribuir com o Projeto, por meio de uma participação efetiva nos treinos e competições, além do acolhimento humano aos alunos do projeto”.

Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no perfil @handebolnaescola.gv, no instagram.

Fonte: UFJF

Foto: Divulgação

Compartilhe:
Exit mobile version