Cinco pessoas foram detidas em flagrante durante a 3ª fase da operação Walking Dead, deflagrada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), na região de Venda Nova, em Belo Horizonte. No curso dos trabalhos, quatro homens, de 18, 35, 36 e 45 anos, foram presos por tráfico de drogas, e uma mulher, de 42, conduzida por uso de entorpecentes.
A ação foi realizada na terça-feira (11/2) pela equipe da 2ª Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), pertencente ao Departamento Estadual de Operações Especiais (Deoesp).
Investigações
Durante investigações no bairro Piratininga, os policiais obtiveram informações relacionadas com o comércio de entorpecentes em uma determinada rua e intensificaram os trabalhos na localidade.
As apurações apontam que a dinâmica do tráfico de drogas no local é marcada por uma estrutura de organização criminosa que se adapta às ações policiais. Acostumados com esse tipo de intervenção, os indivíduos estariam realizando o tráfico de drogas no interior de suas residências, no intuito de evitar uma abordagem.
No decorrer doS trabalhos, a equipe constatou também a instalação de portões reforçados com tramelas e barricadas, para dificultar a entrada da polícia e, assim, facilitar a fuga dos autores.
Após apurações, os policiais conseguiram identificar usuários, olheiros e lideranças, bem como o modo de atuação dos envolvidos no comércio de entorpecentes.
3ª fase da operação
No dia da operação, durante monitoramento em locais estratégicos do bairro Piratininga, os policiais perceberam intensa movimentação de pessoas com comportamento típico de usuários de drogas em frente a uma residência. Esses indivíduos batiam no portão e eram atendidos por um homem que repassava algo a eles.
Em certo momento, estacionou na frente do imóvel um carro ocupado pelos suspeitos de 18 e 45 anos que, ao desembarcarem, estavam agitados e vigilantes. De imediato, os policiais abordaram os indivíduos e, durante busca pessoal, encontraram crack na pochete usada por um deles.
Simultâneamente, a equipe entrou na residência e iniciou o cumprimento dos mandados de busca e apreensão. Dois homens estavam no local – o suspeito de 36 anos e o de 35, que tentou fugir, mas foi detido pelos policiais. A mulher, de 42 anos, também foi encontrada no imóvel com quantidade de crack compatível com a de uso pessoal.
Ao todo, três mandados de busca foram cumpridos, e os policiais localizaram diversas pedras de crack e dinheiro.
O suspeito de 45 anos já era conhecido pelos investigadores devido à atuação reincidente no tráfico de drogas no local, além de já ter sido preso anteriormente em operação policial realizada pela equipe do Deoesp.
Os quatro homens foram encaminhados ao sistema prisional, ficando à disposição da Justiça.
Participaram da operação 14 policiais civis, com o apoio das equipes da 1ª Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e da Delegacia Antissequestro (DAS).
Fonte: Polícia Civil de Minas Gerais
Foto: Divulgação/PCMG