O setor agrícola tem um papel estratégico nas ações para mitigar as mudanças climáticas, afirmou Alex Ruane, cientista da Nasa e co-diretor do Grupo de Impactos Climáticos da agência, durante a 7ª Conferência Fapesp 2024, em São Paulo. O evento, que discutiu “Mudanças Climáticas e Segurança Alimentar”, destacou a vulnerabilidade dos sistemas alimentares diante dos riscos climáticos crescentes.
Ruane apresentou dados alarmantes sobre o aumento das temperaturas globais. Entre 2011 e 2020, a média foi 1,1°C maior do que no período entre 1850 e 1900. Se as atuais tendências de emissões continuarem, o cientista alertou que o planeta pode ultrapassar o limite de 1,5°C de aquecimento na próxima década, o que tornaria o combate à crise climática ainda mais desafiador.
Além disso, Ruane frisou que o aumento de eventos extremos, como ondas de calor e chuvas intensas, será inevitável, reforçando a urgência de adaptar os sistemas agrícolas e alimentares para garantir a segurança alimentar em um futuro marcado pelas mudanças climáticas.
Fonte e fotos: Rede