Ameaçadas pelo crescente avanço do mar, cidades do litoral paulista têm recorrido a diferentes medidas para evitar que seus territórios sejam inundados, conforme projeções de diversos institutos e centros de pesquisa. As ações são uma resposta urgente às previsões alarmantes sobre o impacto das mudanças climáticas na região.
Um estudo da organização não governamental norte-americana Climate Central revelou que todo o litoral paulista corre o risco de ter sua área urbana invadida pelo mar se as previsões de aumento da temperatura se confirmarem. Este levantamento global lista cidades sob risco de tragédia climática e traz dados preocupantes para São Paulo.
Os estudos indicam que a poluição atmosférica e o derretimento de geleiras são os principais responsáveis pela elevação do nível dos oceanos. Segundo a Climate Central, cerca de 10% da população global pode ser afetada pela inundação de territórios costeiros, destacando a urgência de ações para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.
Fonte e fotos: Rede Socias