Fortes chuvas que atingiram o litoral paulista nos últimos dias causaram sérios danos em várias cidades da região. Em Peruíbe, a Defesa Civil do Estado de São Paulo informou que pelo menos 230 pessoas ficaram desabrigadas. A remoção das famílias de áreas de risco teve início no dia 8 de janeiro e prosseguiu durante a madrugada do dia 9, com apoio das equipes da Polícia Ambiental.
O município registrou chuva intensa desde as primeiras horas desta quinta-feira (9). Por volta das 6h30, a Defesa Civil informou que a chuva voltou a ocorrer de forma consistente e moderada, com 33 milímetros (mm) registrados até aquele momento. Nas últimas 24 horas, o acumulado de chuva já somava 244 mm.
Diversos bairros de Peruíbe foram severamente afetados, com destaque para a região de Caraguava, onde 17 pessoas ficaram isoladas devido aos pontos de alagamento. Elas foram resgatadas com sucesso pelo Corpo de Bombeiros. Outras áreas afetadas foram Vila Erminda, Araminguava, Venessa, Ribamar, Jardim das Flores e Nova Itariri, onde as chuvas causaram alagamentos e atingiram residências. Os desabrigados foram encaminhados para um abrigo temporário na Vila Romar.
Em Ubatuba, a situação também foi crítica. A Defesa Civil Municipal informou que o município sofreu com chuvas de alta intensidade, acompanhadas de rajadas de vento, que causaram o extravasamento dos rios Angelin e Ubatumirim. Diversos bairros, como Perequê-Açu, Centro, Camburi e Ubatumirim, enfrentaram alagamentos, inundações e quedas de árvores. Apesar dos danos, até o momento, não há registros de feridos, desabrigados ou desalojados na cidade.
Com as informações da Agência Brasil
Foto: Divulgação/Defesa Civil do Estado de SP