“Cultura que transforma vidas”: a frase foi dita por MC Raell, 18, que se apresentou em uma batalha de rimas durante a inauguração do CEU das Artes Nova Contagem no dia 23 de janeiro. Ela resume a importância do espaço, localizado na rua VP-2, nº 2.490, que em um passado recente era um local de terra batida. No entanto, agora representa sonhos e a possibilidade de um futuro diferente para a comunidade do entorno, com destaque para os jovens, chamados, popularmente, de “crias” da região. A prefeita de Contagem, Marília Campos, fez a entrega oficial do equipamento multiuso à população para que ela o utilize para descobrir e lapidar os talentos da juventude local.
A prefeita Marília Campos pontuou as realizações e entregas que a administração municipal tem feito para a população, com destaque para a infraestrutura, com asfalto novo, obras de drenagem, postos de saúde, novos Cemeis, entre outros. Contudo, afirmou que as pessoas querem mais, vivendo num lugar melhor. “Ninguém quer morar em lugar sem asfalto, perto da enchente. Além dessas condições, básicas, as pessoas querem alegria, esperança, convivência, além de ter um lugar onde possa se relacionar com o outro, compartilhando sentimentos, trocando opiniões e aprendendo umas com as outras. Aqui é esse tipo de espaço”, disse. Marília agradeceu as parcerias com o governo federal, por meio do Ministério da Cultura, e com Caixa Econômica Federal, destacando a participação popular local como fundamental para colocar o equipamento em funcionamento.
O secretário municipal de Cultura, Ramon Santos, ressaltou a diretriz do governo em valorizar a cultura popular, direcionando políticas públicas para o setor, inclusive, com o apoio do governo federal. “Lembro que o CEU das Artes não é um equipamento só da cultura, mas também da cultura, e que esperamos vê-lo utilizado, ocupado”. Ele ainda ressaltou a importância de garantir recursos além dos municipais, para o bom e pleno funcionamento do espaço. Esse é o segundo CEU das Artes inaugurado na cidade, sendo o primeiro aberto no Ressaca, em 2023.
A vice-líder de governo na Câmara Municipal, a vereadora Adriana Souza, chamou a atenção dos presentes ao afirmar que “a cultura é um direito da população”. “É preciso haver investimentos robustos nesse aspecto, com construção de espaços que permitam o acesso das pessoas à cultura. Onde isso não acontece, a violência vira espetáculo”, ressaltou.
Moradora de Nova Contagem há quase 40 anos, a dona de casa e membra do comitê gestor do Ceu das Artes, Aparecida Lúcia de Almeida, 50, representou a comunidade local e falou da alegria imensa em poder ver que o terreno vago, de chão batido, deu espaço a um local com tantas opções aos moradores e à juventude de Nova Contagem: “Eu moro aqui, próximo a esta praça, há 14 anos. Isso aqui era uma terra, onde os meninos jogavam futebol. Ver essa transformação é muito bom”.
Mãe de Eliane Manuele, uma menina especial, Aparecida afirmou que sua filha adora ver os meninos jogarem bola e basquete. “Ela morre de rir ao ver a bola bater na tela. É um espaço que será muito bem aproveitado pela comunidade. Você vê as crianças brincando, os jovens no basquete, os adolescentes com o skate, o trampolim. Eu e toda a comunidade estamos muito felizes. É uma oportunidade para uma transformação com os moradores de Nova Contagem”.
De Brasília, a coordenadora-geral de Articulação e Parcerias da Subsecretaria de Espaços e Equipamentos Culturais do Ministério de Cultura, Maria Carolina Prado Lage, esteve presente, salientando o apoio do governo federal. Ela lembrou, ainda, como nasceu o projeto dos Ceus das Artes no PAC 2, ressaltando, com satisfação, ver o que a Prefeitura de Contagem tem feito com esse projeto. “Fiquei muito feliz, principalmente pela presença dos secretários, dos representantes do poder Executivo, uma representatividade intersetorial que eu estou vendo que está acontecendo aqui. Trata-se de um espaço multidimensional, que agrega cultura, esporte, desenvolvimento social e, logicamente, também educação, saúde de maneira transversal. A ideia é que haja um desenvolvimento integral do indivíduo”.
Maria Carolina frisou que a surpresa em saber que no local há ofertas de cursos profissionalizantes que, na visão dela, “é uma forma de promoção da sociedade, que tem o poder de transformar o indivíduo em uma pessoa autônoma, para que ele consiga seguir em frente”.
Estavam também presentes o representante da Caixa Econômica Federal, Cláudio Mendonça, os secretários Pedro Amaral (Governo e Participação Popular), Lindomar Diamantino (Educação), Alex Chiodi (Esportes e Lazer); o subsecretário de relações institucionais, Hamilton Reis, além da vereadora, Moara Saboia.
Fonte: Prefeitura de Contagem
Fotos: Janine Moraes / PMC