Apesar de literalmente ninguém querer que Paris 2024 chegue ao fim, a Cerimônia de Encerramento dos Jogos Paralímpicos trará o encerramento dos eventos na capital francesa no domingo, 8 de setembro.
Os primeiros Jogos Paralímpicos realizados em Paris foram um sucesso, repletos de momentos icônicos. A arqueira britânica Jodie Grinham se tornou a primeira atleta da história a ganhar uma medalha paralímpica enquanto estava grávida; a praticante de taekwondo Zakia Khudadadi conquistou a primeira medalha paralímpica para a Equipe Paralímpica de Refugiados; enquanto o americano Matt Stutzman, carinhosamente conhecido como o “arqueiro sem braços”, ganhou o ouro 12 anos depois de conquistar sua única medalha paralímpica (prata) em Londres 2012.
E agora é hora de celebrar não apenas os atletas, mas também de passar o bastão paralímpico para os próximos anfitriões, LA 2028. O Stade de France será o palco perfeito para a despedida de seus convidados após 12 dias de eventos, com sua icônica pista em tons lavanda que serviu de cenário para os feitos de muitos atletas.
Agora, o estádio será o anfitrião de uma grande festa, com 24 artistas da cena da música eletrônica francesa convidados para celebrar os 4.400 atletas de 168 delegações paralímpicas.
O grande final ocorrerá das 15h30 às 18h (horário de Brasília) e incluirá todos os protocolos esperados, como discursos, hinos e agradecimentos aos voluntários, além da transferência da bandeira paralímpica para seus colegas americanos.
No entanto, pode haver uma pessoa que ficará satisfeita com o fim de Paris 2024: o diretor artístico Thomas Jolly, o homem mais ocupado do entretenimento nos últimos meses, que supervisionou todas as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. O ator francês e fundador de companhia teatral certamente colocará seu toque único na cerimônia, como fez até agora.
Fonte: Olympics
Foto: Alessandra Cabral / CPB