Maior evento esportivo escolar do Brasil reúne mais de 5 mil estudantes-atletas para a disputa de 18 modalidades em Recife (PE)
Depois de 30 anos, Recife é palco de mais uma edição dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), evento esportivo que reúne estudantes de todo o país entre 12 e 14 anos. A cerimônia de abertura ocorreu na Arena Pernambuco, na noite do sábado (21). Os JEBs fazem parte de uma parceria do Ministério do Esporte com a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), por meio da Secretaria de Educação e Esportes e da Federação do Esporte Escolar de Pernambuco (Fedepe).
A competição tem como objetivo promover a prática esportiva, a integração social e a valorização do esporte educacional, auxiliando na formação dos estudantes atletas e na descoberta de novos talentos esportivos, tornando-se, assim, a maior competição escolar do país. Este ano, será seletiva para os Jogos Escolares Sul-Americanos, que acontecerão na Colômbia, e para a ISF Gymnasiade Sub-15, que será realizada em 2025 na Sérvia.
O número estimado de participantes é de mais de nove mil pessoas, entre estudantes-atletas, técnicos, professores, voluntários e árbitros que se dividirão em blocos e em 18 modalidades esportivas, além de chefes de delegação, autoridades e convidados.
“Este evento é a porta de entrada do esporte no Brasil. É aqui que o esporte se manifesta e forma atletas para o alto rendimento. Aqui tudo começa. E o Ministério do Esporte não poderia estar fora. O Ministério do Esporte está aqui, fomentando, contribuindo e participando efetivamente nesse evento importantíssimo do esporte brasileiro”, disse o secretário de Esporte Amador Educação, Lazer e Inclusão Social, Paulo Henrique Cordeiro.
O Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, será o local que receberá o Comitê Organizador Local, o Restaurante Central, a Fun Zone (o Centro de Convivência) e algumas das competições.
“Eu sempre falo que essa iniciativa é boa e dá oportunidade. É daqui que nascem os grandes atletas. É aqui que qualquer um vai descobrir o esporte dele”, disse Caio Bonfim, medalhista olímpico.
Ao todo são 18 modalidades disputadas: atletismo, atletismo adaptado, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, Taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, wrestling e xadrez.
“As crianças vêm pra cá querendo ser no futuro um atleta olímpico. É claro que nem todos chegarão a alta performance, mas no caminho eles serão impactados pelos conceitos do esporte, de companheirismo, de empatia, de cooperação, sentimentos que contribuem pra formação da cidadania. E eu quero destacar, o Ministério do Esporte tem fundamental importância nesse processo. Sem o apoio do Ministério do Esporte, a CBDE não teria condições, juntamente com o Governo de Pernambuco, de estar realizando aqui esse maior evento esportivo escalado em todos os tempos”, disse o presidente da CBDE, Antônio Hora.
Os JEBs também são uma seletiva para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão na cidade de Bucaramanga, na Colômbia.
Fonte: Agência Gov.
Foto: Mariana Raphael/MEsp