No próximo dia 30 de agosto, Brasília (DF) receberá a cerimônia de abertura da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP), com a presença do ministro Silvio Almeida. O evento será realizado das 9h às 12h e será aberto ao público e à imprensa, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. A cerimônia marca o início dos trabalhos da Comissão e tem como objetivo proporcionar uma plataforma para a discussão e esclarecimento sobre os casos de mortos e desaparecidos políticos.
À tarde, a programação continuará com a primeira reunião de retomada dos trabalhos da CEMDP. Durante essa reunião, familiares de vítimas e entidades da sociedade civil acompanharão a apresentação dos integrantes da Comissão e poderão participar ativamente. A participação do público será possível por ordem de inscrição, visando colher contribuições para a construção do Plano de Trabalho do colegiado.
A partir desta segunda-feira (19), o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania disponibiliza um formulário eletrônico para inscrições de interessados em participar do evento. Familiares de pessoas mortas ou desaparecidas, autoridades, pesquisadores, ativistas e o público em geral podem se inscrever para garantir a presença. Vale lembrar que o registro para manifestação durante a reunião ordinária deverá ser feito presencialmente no período da tarde.
Fonte e fotos: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.