Nesta quarta-feira, 14 de agosto, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) realizará uma simulação de emergência para a população que reside ou trabalha nas proximidades da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Tronqueiras, localizada no Rio Tronqueiras, em Coroaci, no Vale do Rio Doce. O exercício começará às 10h.
O treinamento seguirá as diretrizes do Plano de Ação de Emergência (PAE) da barragem da PCH e visa capacitar os participantes sobre as rotas de fuga até os pontos de encontro mais próximos. Além disso, os participantes aprenderão a identificar o som das sirenes móveis e o alerta emitido pelo Dispositivo Individual de Notificação (DIN), que serve para emergências.
A simulação contará com a participação de até 34 pessoas, incluindo moradores e trabalhadores locais que vivem ou trabalham nas imediações da unidade de geração de energia. A Cemig orientará a população sobre as rotas para os 11 pontos de encontro da região. Para a realização do exercício e a instalação da rede DIN na área, a Cemig investiu cerca de R$ 675 mil. A atividade também contará com a presença de representantes da Defesa Civil (municipal e estadual) e do Corpo de Bombeiros.
Nos meses anteriores ao simulado, a Cemig realizou um cadastramento na Zona de Autossalvamento (ZAS) próxima à PCH Tronqueiras, nos municípios de Coroaci e Governador Valadares. Esse cadastramento, semelhante ao processo do IBGE durante o censo demográfico, seguiu a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e teve como objetivo identificar moradores e comerciantes da região, além de coletar dados socioeconômicos da população.
O treinamento do PAE é uma medida preventiva para preparar a população e a Defesa Civil para situações extremas de emergência. O PAE está em conformidade com a Lei Federal nº 12.334/2010, que exige que as empresas de geração de energia elaborem, implementem e operacionalizem planos de ação estabelecidos pela Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB).
A Cemig realiza ações relacionadas aos PAEs por meio do “Projeto VAMOS (Vigilância, Alerta, Mobilização, Organização e Salvamento)”, que inclui treinamentos, capacitações e conscientização sobre a prevenção de riscos para as populações a jusante dos empreendimentos.
Além do simulado em Tronqueiras, a Cemig já realizou simulações em Nova Ponte e Poço Fundo. Ainda em 2024, a companhia planeja realizar mais quatro simulados em usinas do seu parque gerador, incluindo as usinas Salto Grande, Cajuru, Peti e Camargos/Itutinga.
A Cemig possui 18 PAEs, cobrindo usinas de diferentes portes. As informações sobre os PAEs podem ser consultadas no site da companhia.
Com as informações da Cemig
Foto: Divulgação / Cemig