A Cemig deu início a um projeto piloto para reduzir os danos causados por abalroamentos de veículos em postes de energia. A iniciativa consiste na instalação de 65 defensas, dispositivos que envolvem os postes com sinalização reflexiva, em áreas com altos índices de colisões. A empresa investiu R$ 50 mil na ação, que será aplicada em sete regionais da sua área de concessão.
A medida tem como objetivo aumentar a segurança da população, minimizar danos às estruturas e reduzir interrupções no fornecimento de energia. Somente em 2023, a Cemig registrou cerca de 3.500 ocorrências de batidas em postes, afetando mais de 1,3 milhão de clientes. Entre janeiro e agosto de 2024, foram mais de 2.400 episódios, impactando cerca de 1 milhão de consumidores.
Segundo Alexandre Ribeiro, supervisor de Relacionamento com Clientes, as defensas não apenas melhoram a sinalização para motoristas, mas também reduzem a necessidade de substituição de postes danificados. A iniciativa busca garantir maior continuidade no fornecimento de energia e diminuir o tempo de restabelecimento em caso de ocorrências.
Fonte e Foto: Agência Minas