A Cemig concluiu recentemente a construção da Linha de Distribuição (LD) Jequeri – Padre Fialho 138 KV, marcando um avanço significativo na melhoria do fornecimento de energia para mais de meio milhão de pessoas na região da Zona da Mata de Minas Gerais. O investimento de R$ 81 milhões no projeto visa aprimorar a confiabilidade, resiliência e qualidade do serviço de energia elétrica para 29 cidades e 14 subestações da companhia.
O projeto envolveu a construção de 84 km de novas linhas de distribuição, sendo 45 km da LD Jequeri – Viçosa 138 kV e 39 km da LD Jequeri – Padre Fialho 138 kV. Além das linhas, foi erguida a nova subestação Jequeri, que desempenhará um papel crucial na estabilidade da rede elétrica da região. Entre os municípios beneficiados estão Mariana, Ponte Nova, Viçosa, Ouro Preto, Abre Campo e outras 23 cidades do entorno.
Este investimento faz parte do maior programa de expansão da Cemig, que entre 2019 e 2028 destinará R$ 50 bilhões em Minas Gerais. Durante este período, a empresa planeja construir 200 novas subestações e converter 30 mil quilômetros de redes monofásicas em trifásicas, beneficiando especialmente o setor agropecuário do estado.
Além de melhorar a qualidade do serviço, a conclusão da LD Jequeri – Padre Fialho contribuirá para a melhoria nos indicadores de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC), refletindo diretamente na satisfação dos clientes e na eficiência do fornecimento de energia.
Fonte e foto: Cemig