A Cemig emitiu um importante alerta à população sobre os riscos associados à rede elétrica durante o período de chuvas e tempestades, comum em Minas Gerais. Em 2024, o estado já registrou 1,5 milhão de raios, sendo que, desde o mês de outubro, o número de descargas atmosféricas contabilizadas pela companhia chega a 943 mil.
Esse período é marcado por tempestades intensas, com grande volume de água e raios, o que representa riscos tanto para o sistema de distribuição elétrica quanto para as instalações internas dos imóveis. Por isso, a Cemig reforça a necessidade de precauções e comportamentos seguros para evitar acidentes.
Segundo o setor de Meteorologia da Cemig, a possibilidade de formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) nos próximos dias deve resultar em chuvas fortes, especialmente nas regiões Norte, Nordeste e parte do Leste de Minas Gerais. Esse sistema pode gerar tempestades com descargas atmosféricas, aumentando o risco de danos à rede elétrica e à segurança das pessoas.
Dicas de Segurança Durante Tempestades
Abrigo seguro
O engenheiro eletricista da Cemig, Demetrio Aguiar, alerta que, ao primeiro sinal de tempestade, as pessoas devem buscar abrigo em locais seguros, como carros ou estruturas de alvenaria. Evite áreas abertas, como campos, perto de árvores ou postes, e locais propensos a alagamentos.
A teoria da Gaiola de Faraday explica que a proteção oferecida por carros e construções de alvenaria contra raios se dá pelo fato de essas estruturas conduzirem a corrente elétrica pela sua parte externa, protegendo os ocupantes internamente. Portanto, carros e construções de concreto armado são eficazes contra raios.
Fios partidos
Caso um fio de energia caia na rua, não toque no fio e entre em contato imediatamente com a Cemig pelo telefone 116, disponível 24 horas. O toque em fios partidos pode resultar em choques elétricos graves.
Cuidados em casa
Caso a residência seja alagada, a Cemig orienta desligar imediatamente o disjuntor geral antes de tocar em qualquer aparelho elétrico. A infiltração de água nas instalações pode comprometer a segurança elétrica da residência.
- Contrate um eletricista qualificado para vistoriar as instalações elétricas da casa após alagamentos, antes de religar a energia. Isso é crucial para evitar choques elétricos devido a fios ou dispositivos comprometidos.
- Desligamento de aparelhos eletrônicos: Durante tempestades com raios, é fundamental desligar aparelhos eletrônicos da tomada. A sobretensão causada por raios pode danificar equipamentos, mesmo com para-raios na rede da Cemig.
O celular só deve ser utilizado sem o carregador conectado à tomada, seja em dias de chuva ou de sol, para evitar choques elétricos.
A companhia pede para que a população redobre a atenção durante a temporada de chuvas, tomando as medidas de segurança recomendadas para preservar a integridade física e garantir a segurança das instalações elétricas. Seguindo esses cuidados simples, é possível minimizar os riscos causados pelas tempestades e descargas atmosféricas e evitar danos aos sistemas elétricos e à saúde dos cidadãos.
Em caso de emergência ou para mais informações, os clientes podem entrar em contato com a Cemig através do telefone 116 ou pelos canais digitais da empresa.
Com as informações da Agência Minas
Foto: Demetrio Aguiar / Cemig