O Centro de Estudos de Desenvolvimento e Raça (Cedra) divulgou novos dados sobre a presença de estudantes negros no ensino superior no Brasil. De acordo com os números, em 2010, a participação de negros no ensino superior era de 10,7%, enquanto a de brancos chegava a 19,8%. No entanto, esse cenário começou a mudar ao longo dos anos, e em 2019, a proporção de estudantes negros no ensino superior subiu para 38,2%, ainda inferior à de brancos, que era de 42,5%.
A pesquisa destaca um aumento significativo na inclusão da população negra nas universidades, embora ainda haja uma diferença em relação à participação dos brancos no ensino superior. O crescimento da presença de negros no ensino superior reflete, em parte, as políticas públicas de cotas e ações afirmativas adotadas por instituições de ensino em todo o país.
Esses dados revelam a importância de continuar os esforços para garantir maior igualdade de acesso à educação superior, promovendo uma maior diversidade nas universidades brasileiras.
Fonte e Foto: AgênciaBrasil