sexta-feira, 22 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) vem realizando diversas ações em todo o estado. E no norte de Minas Gerais o reforço operacional para o período de estiagem na apa Cochá Gibão, situada na zona rural de Bonito de Minas, diversas atividades foram realizadas para intensificar as ações preventivas e de monitoramento na área. O principal objetivo dessas ações foi apoiar as estratégias de proteção das áreas de interesse ecológico, reforçar as operações de militares e brigadistas, e conscientizar a população local sobre a preservação ambiental e os impactos dos incêndios.

Assim, as equipes deslocaram até a escola Vaca Preta, situada na comunidade de Vaca Preta, município de Cônego Marinho com objetivo de realizar palestras educativas para alunos, professores e funcionários. Palestra que foi previamente agenda com o diretor da escola sr. Roberto Jorge.

Na parte da manhã, o público alvo foram alunos do ensino fundamental I e II, com idade entre 06 e 18 anos (1° ao 9 ano), além de professores e funcionários, cuja temática foi abordagem sobre prevenção e combate a incêndios florestais e demonstração dos equipamentos que são empregados na atividade.

Durante a palestra o subtenente Faria, comandante das operações, iniciou a fala apresentando a equipe e discorrendo sobre a importância da região, e correlacionando a apa de Cochá e Gibão mediante a preservação ambiental da atividade do CBMMG, e a conscientização da comunidade no tocante aos incêndios florestais. Posteriormente o sargento Barbosa acompanhado dos integrantes das guarnições contra os incêndios florestais (GCIF’S), apresentaram os equipamentos, e responderam as dúvidas apresentadas pelos alunos e professores como também falou de outras áreas de atuação do CBMMG das quais diversos alunos relataram a vontade de um dia se tronarem bombeiros também.

No período da tarde antes de iniciar a palestra, todos os presentes cantaram o Hino Nacional Brasileiro. O público alvo da palestra foram alunos do ensino fundamental I (1° ao 5° ano), além de professores e funcionários, cuja temática foi a mesma realizada na parte da manhã, porém com uma abordagem mais lúdica, para fins de compreensão e absorção da temática pelas crianças.

Ao final das palestras a equipe realizou um momento de agradecimento ao diretor, professores e funcionários, por ter permitido levar a comunidade a temática de prevenção e combate aos incêndios florestais. Participaram das palestras um público aproximado de 110 pessoas.

Durante a apresentação os militares contaram com a participação de um brigadista local do IEF, que estava acompanhado os militares, e que ressaltou a necessidade da população se unir para evitar os incêndios florestais, aumentando o grau de confiança entre o público presente e os palestrantes.

Fonte e foto: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

Compartilhe:
Exit mobile version