O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), por meio da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) e com o apoio da Academia de Bombeiros Militar (ABM), formou 59 bombeiros militares no 2º Curso de Inspeção de Incêndio 2024. Realizado entre 21 e 25 de outubro, no Centro de Treinamento Profissional (CTP), o curso, de 44 horas-aula, visou capacitar os profissionais para a inspeção de incêndios em edificações e espaços destinados ao uso coletivo, visando ao aprimoramento contínuo da segurança contra incêndio.
Dividido em disciplinas teóricas e práticas, o curso abordou temas fundamentais, como “Introdução à Investigação de Incêndio”, “Medidas de Segurança aplicadas à Inspeção de Incêndio,” “Eletricidade aplicada à Inspeção de Incêndio,” “Efeitos do fogo em sistemas construtivos,” “Metodologia e documentação da Inspeção de Incêndio” e uma “Atividade prática em Inspeção de Incêndio.” O curso ainda contou com instruções práticas, com foco nos fenômenos termoelétricos, comportamentos extremos do fogo, influência da ventilação e os efeitos do fogo sobre materiais diversos.
Para avaliar o desempenho dos participantes, os mesmos foram submetidos a uma avaliação final, além de exercícios práticos. A avaliação prática contou com um cenário simulado de incêndio em ambiente controlado, utilizando a nova estrutura do Laboratório de Incêndio Urbano do CTP. A experiência proporcionou aos alunos um contato próximo com situações reais, preparando-os para a atuação em campo com maior precisão e segurança.
O curso tem como objetivo formar inspetores de incêndio aptos a coletarem dados e informações detalhadas sobre sinistros, contribuindo assim para a retroalimentação do ciclo de segurança contra incêndio e pânico. As informações colhidas nas inspeções são fundamentais para o aperfeiçoamento das normas e para a formulação de políticas públicas mais eficientes na prevenção e no combate a incêndios, beneficiando a sociedade e promovendo ambientes mais seguros para todos.
O Curso de Inspeção de Incêndio reafirma, assim, o compromisso da Corporação com a formação de profissionais capacitados e com o avanço das práticas de segurança contra incêndio em Minas Gerais. Com a formação dos 59 novos inspetores de incêndio, o CBMMG reforça sua atuação proativa e seu compromisso com a construção de uma sociedade mais segura e resiliente.
Fonte e fotos: CBMMG