O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais completou 113 anos no último sábado (31), incluindo uma solenidade na manhã de sexta-feira (30) na Academia de Bombeiros Militar. Durante o evento, 98 bombeiros foram condecorados com a Medalha do Mérito Profissional por seu compromisso com a corporação.
Em um ano desafiador, o Corpo de Bombeiros tem se esforçado para atender a sociedade mineira e ajudar o Rio Grande do Sul, que enfrentou graves enchentes. Em Minas Gerais, que vive uma das piores estiagens dos últimos anos, com mais de 130 dias sem chuva na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a corporação intensificou suas ações no combate a incêndios, especialmente nas Unidades de Conservação.
Neste ano, a corporação adotou novas estratégias para prevenir e combater incêndios, incluindo a instalação de reforços aéreos e terrestres nas áreas protegidas. A Sala de Coordenação Operacional tem detectado e respondido rapidamente aos focos de calor, com cerca de 82,5% dos incêndios sendo extintos nas primeiras 24 horas.
Foram adquiridos 20 novas viaturas, um avião Air Tractor e novos kits de combate a incêndios, além de investimentos em tecnologia para treinamento dos bombeiros. O comandante-geral do CBMMG, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, destacou os avanços da corporação, incluindo o primeiro processo seletivo feminino e a criação do Cipard.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, como o deputado federal Pedro Aihara e o superintendente regional da Polícia Federal de Minas Gerais, Richard Murad Macedo, entre outros civis e militares.
Com as informações e fotos do CBMMG