Para celebrar o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, a Prefeitura de Betim, por meio da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Governo, realiza, até o fim do mês, uma programação especial com atrações culturais e palestras em referência ao Novembro Negro, mês que simboliza e reforça a importância da luta contra o racismo.
No Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado na quarta, 20 de novembro, a Casa da Cultura foi palco do projeto “Samba no Quintal”, com objetivo de destacar a relevância cultural e histórica do samba na formação da identidade afro-brasileira. Além da apresentação de samba, o evento contou com a apresentação de capoeira.
“Quando celebramos a cultura negra, não estamos apenas homenageando tradições ou
expressões artísticas, mas também afirmando a importância da História, da resistência e da ancestralidade. A cultura negra não é apenas parte da História do Brasil, ela é a História do Brasil. Celebrá-la é, portanto, um ato de respeito, valorização e fortalecimento”, pontua o coordenador de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial, José Joaquim de Brito (Janaúba).
Fonte e fotos: Prefeitura de Betim